(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

UMA PROFISSÃO QUE MUDOU O MUNDO

Está chegando o Dia do Técnico em Segurança do Trabalho, comemorado anualmente no dia 27 de novembro, que marca o aniversário da regulamentação oficial da profissão no Brasil. Com a proximidade deste dia, é importante relembrar a importância deste profissional no mercado de trabalho mundial e as suas contribuições para um mundo mais seguro.
A Revolução Industrial, mais evidente no Brasil no início do século XX, trouxe níveis sem precedentes de desenvolvimento e crescimento econômico, graças à proliferação da tecnologia, que levou à multiplicação da classe operária, que compunha a maior parte da população trabalhadora.
Nesse contexto, as condições de trabalho e as políticas de prevenção de acidentes não acompanharam imediatamente o crescimento exponencial da indústria, levando ao surgimento de um problema social que permanece até os dias de hoje: a elevada quantidade de acidentes de trabalho.
Foi em resposta a esse problema que surgiu o setor de Segurança do Trabalho, e é graças aos profissionais dessa área que podemos contar, hoje, com níveis melhores de segurança e bem-estar, ainda que a situação ainda não seja perfeita. No Brasil, por exemplo, a profissão apenas foi regulamentada em 1985, e a partir desse ano passou-se a comemorar o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho.

- Grupo MEPI