(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS

Um dos conceitos mais comuns e icônicos relacionados ao setor de segurança do trabalho é o espaço confinado. Definido pela Norma Regulamentadora 33 (NR-33), o espaço confinado entende-se por “qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”.
Exemplos de espaços deste tipo incluem galerias, tanques, tubulações e outras estruturas. Assim, segmentos como indústrias, infraestrutura, serviços como telefonia, gás, eletricidade e esgoto, construção, agricultura e outros são alguns dos setores em que o trabalho em espaços confinados é muito comum.
A NR-33 dispõe as regras e orientações para garantir o maior nível de segurança possível no contexto do trabalho em espaço confinado, incluindo recomendações e estipulações obrigatórias para capacitação e quais equipamentos específicos utilizar. Por exemplo, alguns dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) mais usados nessas atividades são luvas de raspa, calçados de segurança, travas de segurança, capacetes com jugular, respiradores e cintos de segurança tipo paraquedista.

- Grupo MEPI
Fonte: INBEP http://blog.inbep.com.br/tudo-trabalho-em-espacos-confinados-nr33/