(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

SEGURANÇA EM ESPAÇOS CONFINADOS

Uma das modalidades de atuação que estão mais associadas à segurança do trabalho é o trabalho em espaço confinado. Estes espaços constituem qualquer ambiente que não tenha sido projetado para a presença humana permanente, com acesso limitado para entrada e saída, e com pouca ventilação para a extração de substâncias perigosas ou para a circulação de oxigênio.
Exemplos de espaços confinados são silos, túneis, tubulações, porões, caldeiras e tanques. Poços a partir de 1,5 m de profundidade também são considerados espaços confinados.
Para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam neste tipo de ambientes, foi criada a Norma Regulamentadora (NR) 33, que define os procedimentos que devem ser adotados tanto pelos empregadores quanto pelos empregados, ao se lidar com trabalho em espaços confinados.
Vale ressaltar os principais perigos relacionados a este tipo de atuação: choques elétricos, quedas de objetos, posturas incorretas (que podem causar problemas diversos de saúde), temperaturas frias ou quentes, fechamento acidental e falhas de comunicação.
Fonte: http://www.crkautomacao.com.br/pt-br/artigos/nr-33-seguranca-e-saude-no-trabalho-em-espacos-confinados

- Grupo MEPI