(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

CINCO BASES DA SEGURANÇA

Como qualquer área de atuação, a segurança do trabalho também é embasada em princípios básicos que definem os objetivos e modos de agir de toda a atividade. Afinal, a segurança não passa apenas pela utilização de determinados equipamentos ou a adoção de comportamentos no dia a dia. Ela é, sim, o conjunto abrangente de todos esses aspectos, que funcionam juntos para garantir um ambiente de trabalho seguro e agradável.
Assim, a segurança do trabalho baseia-se em quatro conceitos: o primeiro, Administração, tem a ver com a implantação de ações internas da empresa que tenham o objetivo de promover a segurança e o bem-estar. A criação de regras e a observação das NRs são exemplos.
O segundo conceito é a Análise de Risco, um procedimento que permite a mensuração do perigo de determinada ação, antes dela ser executada – um importante mecanismo de prevenção de acidentes.
A terceira ideia é a Cultura de Comportamento Seguro, que consiste em traduzir as regras instaladas na administração em comportamentos diários por parte do trabalhador, que passa a ser mais vigilante e cauteloso.
O quarto conceito é a Disciplina, significando a importância de prestar atenção para todas as tarefas realizadas no ambiente de trabalho para maximizar a segurança, podendo incorrer em penalizações quando riscos desnecessários são tomados.
Por fim, o último conceito é a Fiscalização, que consiste na realização de ações periódicas que verificam as condições de segurança da empresa.
Com a atuação conjunta destas cinco ideias, a sua empresa pode ficar ainda mais segura.

Fonte: http://www.radiocapinzal.com.br/noticias/pilares-da--seguranca--do-trabalho/6105

- Grupo MEPI