(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

CHOQUES ELÉTRICOS E COMO EVITÁ-LOS

Choques elétricos constituem um dos riscos mais comuns para a segurança do trabalho, especialmente em setores como o de construção civil, em que o contato com a rede elétrica muitas vezes acontece de forma acidental. Para evitar acidentes potencialmente fatais, é importante fazer o uso correto e constante de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e ainda evitar o trabalho próximo à rede elétrica, fazendo o seu deslocamento se necessário.
As normas de segurança geralmente definem que a distância segura da rede elétrica é de, no mínimo 2 metros. Essa precaução deve-se ao fato de que um pequeno contato com um cabo de alta tensão é suficiente para originar uma eletrocussão que pode levar à morte. Nesses cabos, a potência é de 13.800 volts, o que significa que até objetos que não são condutores, como uma vassoura de madeira, por exemplo, são capazes de carregar a energia elétrica.
Assim, percebe-se o perigo de trabalhar em proximidade a locais por onde passam esses fios. Por se tratar de um perigo invisível, e por isso difícil de detectar, é necessário manter um nível máximo de atenção em todos os momentos, e sempre utilizar os EPIs adequados para este tipo de trabalho.
Fonte: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/especialistas-alertam-para-riscos-e-como-evitar-choques-eletricos-em-obras-em-santarem.ghtml

- Grupo MEPI